sábado, 29 de janeiro de 2011

Militante é ameaçado por funcionário da Emurb.

O presidente da ADCAR, José Firmo, sofreu, na manhã desse sábado, 29 de janeiro, ameaça por um funcionário da Emurb, que aterrava uma lagoa no Povoado Robalo, na Zona de Expansão Urbana de Aracaju.
Segundo José Firmo, a lagoa particular vem sendo aterrado há alguns anos por funcionários da Prefeitura de Aracaju, sempre usando caçambas, máquinas e equipamentos da Emsurb, da Emurb ou de empresas contratadas pela prefeitura.
Em dezembro de 2008, a Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo-ADCAR, que é presidida por José Firmo, protocolou denúncia junto à Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público Estadual, contra o aterro da lagoa e contra o uso de equipamentos da Prefeitura.
A denúncia gerou a Reclamação 039/2009. O Ministério Público já realizou uma audiência de instrução para tratar do aterro de lagoas de forma geral em toda Zona de Expansão Urbana.
Naquela audiência, diante das fotos e das placas de equipamentos, a Emsurb alegou que teria sido para o combate à dengue. Mas o aterro da lagoa foi suspenso.
Nas últimas semanas caçambas e enchedeiras da Emurb voltaram a aterrar a lagoa.
Na manhã do último sábado o presidente da ADCAR, José Firmo, foi avisado da presença das máquinas e foi até o local. Chegando lá encontrou apenas a enchedeira da Emurb, de placa branca IAJ-4109, operada pelo servidor da Emurb que se identificou como Marcos e que falou que estava ali com ordem do seu chefe, Valter Chagas.
Firmo alega que advertiu ao operador pelo crime e que relatou sobre a existência do procedimento no Ministério Público sobre o aterro de lagoas.
Quando já se afastava do local, Firmo diz que avisou ao operador que iria anotar a placa do equipamento para informar à Promotoria. Foi aí que o operador mudou o tom de voz, dizendo que “se você anotar a placa e me chamarem, eu e você vamos ter um acerto, de homem pra homem”.
O Presidente da ADCAR, registro boletim de ocorrência na Delegacia de Turismo, na Orla de Atalaia e vai às sete horas da manhã da próxima segunda-feira à procura do Diretor de Operações da Emurb, Sandoval Romão, superior hierárquico dos funcionários envolvidos.
“Tenho certeza de que nem o prefeito Edvaldo Nogueira, nem o Presidente da Emurb, nem o Diretor Sandoval Romão, vão concordar com esse crime”, disse Firmo. “A Emurb vai ter que tirar todo entulho da lagoa. Crime é crime.”  
Quanto à ameaça feita pelo operador, Firmo diz que vai levar às últimas conseqüências, para que outros agentes públicos não se encorajem a cometer crimes e a sair ameaçando pessoas por aí.
Firmo informou ainda que há poucas semanas havia enviado denúncia para a Emurb e para o Ibama sobre aterro de outras lagoas na Zona de Expansão Urbana de Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário