quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Moradores do Robalo cobram promessa de base do Samu



Serviços deveriam funcionar no posto de saúde Stª Terezinha
Base do Samu seria implantada na Unidade de Saúde Stª Terezinha (Fotos: Portal Infonet)
Moradores do Povoado Robalo e de toda a Zona de Expansão estão reivindicando a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prometida para começar a funcionar em abril de 2012 na Unidade de Saúde Santa Terezinha.
“Quando nós precisamos de um atendimento urgente, ligamos para o Samu, mas demora demais a chegar aqui no Robalo, até mesmo pelo fato de a localidade ser longe. Com uma base no Posto Santa Terezinha, ia facilitar muito”, entende um dos moradores mais antigos do Robalo, Rosalvo Rodrigues.
A comerciante Maria de Fátima Silva também lamentou que a Secretaria de Estado da Saúde não tenha cumprido a promessa. “Prometeram, os moradores se animaram, mas a base do Samu nunca veio. Se viesse ira facilitar muito a vida dos moradores”, completa Maria de Fátima.
Rosalvo Rodrigues: "Ia facilitar muito"
Maria de Fátima: "Prometeram, mas a base do Samu nunca veio"
Renata Borges: "Espaço tem"
Movimento é intenso no posto de saúde
Na unidade de Saúde, Santa Terezinha, a diretora, Renata Borges, confirmou que a promessa foi feita, mas não existe previsão nem do início das obras. “Ano passado, os engenheiros vieram, mediram a área e não retornaram mais. Espaço tem. Realmente uma base do Samu aqui na unidade ia melhorar muito a vida da comunidade, que quando precisa recorre ao Samu central ou à Unidade de Pronto-adtendimento (UPA) do conjunto Augusto Franco”, ressalta lembrando que a demanda do Santa Terezinha é muito grande.
A assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde ficou de verificar se existe algum cronograma para a implantação da base do Samu no Robalo, mas até o fechamento da matéria não mandou. O Portal Infonet continua a disposição da SES para quaisquer esclarecimento pelo telefone (79) 2106-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br.
Por Aldaci de Souza
FONTE: www.infonet.com.br

domingo, 20 de janeiro de 2013

Escolinha de futebol “Bola do Futuro” ganha material.



A escolinha de futebol “Bola do Futuro”, do Povoado Robalo, Zona Sul de Aracaju obteve duas grandes vitórias no último final de semana: além de conquistar do título de futebol sub-15 numa partida muito disputada contra a escolinha do Flamengo-Aracaju, ganhou uma grande quantidade de material esportivo, doado pela extinta Sociedade Esportiva União.
União projeto audacioso e solidário.
O União foi um projeto de time de futebol muito exitoso comandado por Alfredo de Oliveira Silva e mais uma diretoria empenhada. Coincidentemente o União conquistou o título estadual na categoria sub-15 e contava no elenco com três atletas da nossa Comunidade – Lucas, Samuel e Cleones – além de Diego Firmo, que já fazia parte do sub-17.
O União encerrou suas atividades no ano passado e no último final de semana doou grande parte do material de treino e de jogo para a Escolinha “Bola do Futuro”, do povoado Robalo.
Segundo Rinaldo Ramiro, comandante dos meninos da escolinha “Bola do Futuro”, o material será muito útil para o desenvolvimento das atividades no dia-a-dia.

Sub-15 é campeão.

A escolinha de futebol "Bola do Futuro", do Povoado Robalo, sagrou-se campeã do torneio Sub-15 realizado no Estádio João Hora, mas que teve a partida final na manhã do último sábado, 19, no campo do Fair Play, contra a escolinha do Flamengo. O jogo terminou com o placar de 0X0, com os menimos comandados pelo treinador Rinaldo, conhecido como Thunder, vencendo nas penalidades. Nas fotos a base do time campeão.
Rinaldo reconhece os apoios e as contribuições que foram dadas para que a vitória pudesse ser alcançada. Além dos demais dirigentes, dos pais e de comerciantes a Escolinha "Bola do Futuro" contou com a ajuda indispensável da Empresa deÔnibus Tropical, na pessoa do seu Diretor-Presidente, Adierson Monteiro, que cedeu transporte para as três categorias - sub 11, sub-13 e sub-15 - para os jogos no Estádio João Hora de Oliveira.




sábado, 5 de janeiro de 2013

PLANTAS MEDICINAIS: boldo.



O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos e problemas no fígado como hepatite, suores frios e  mal estar.
O chá pode ser preparado com as folhas de boldo, uma planta medicinal de nome científico Peumus boldus  Molin, que possui várias propriedades terapêuticas, que estimulam a vesícula biliar e melhoram o funcionamento do intestino.
Paciente com vesícula biliar obstruída ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica.
Para que serve o chá de boldo
Problemas digestivos, problemas hepáticos, cistite, litíase biliar, obstipação e prisão de ventre.
Benefícios do chá de boldo
O chá de boldo proporciona inúmeros benefícios a saúde, entre eles o bom funcionamento do intestino e do sistema digestivo.
O chá proporciona o alivio dos sintomas de intolerâncias alimentares e infecções intestinais, vômitos, mal estar e cólicas abdominais diminuem devido o efeito calmante do boldo sobre a flora intestinal.
Outros benefícios do chá de boldo são: a diminuição da azia, diminuição dos efeitos do álcool e diminuição dos gases.
Como preparar o chá de boldo
O boldo é encontrado em supermercados, farmácias e em lojas de produtos naturais na sua forma natural (folhas) ou em sachês.
Preparar este chá é fácil basta adicionar as folhas ou sachê de boldo em uma xícara de água fervente, e deixar descansar por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia. Seu excesso pode causar vômitos, diarréia e problemas no sistema nervoso.
Contra-Indicações do Chá de Boldo
O chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.

FONTE: www.tuasaude.com
FOTO: www.arteblog.net

Atletas da comunidade são destaques.



Dois atletas da nossa região são destaques no futebol sergipano.
Um deles é Gabriel, meio campista do Povoado São José e que atua nas divisões de base do Confiança.
Gabriel integra o grupo de 25 atletas do Confiança que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior e é o primeiro morador da comunidade a fazer parte de um elenco que disputa a chamada copinha.
O outro atleta que se destaca no futebol sergipano é Marcelo, atacante que está em fase de testes no Club Sportivo Sergipe e que vem agradando aos dirigentes e à comissão técnica do Mais Querido do Bairro Siqueira Campos.
Gabriel (quarto agachado da esquerda para a direita) disputa a Copa São Paulo Jr.

Marcelo disputou o campeonato sergipano de juniores de 2009 pelo São Cristovão, sendo um dos principais jogadores daquele time. Juntamente com Marcelo em 2009 estavam no time de juniores do São Cristovão Diêgo Firmo e Lucas, ambos do povoado Robalo.
No último amistoso do Sergipe contra o Dorense Marcelo entrou no segundo tempo do jogo e fez uma boa partida, sofrendo o pênalti que foi cobrado e convertido por Fabinho Cambalhota.
A informação é que Marcelo deverá assinar contrato com o Sergipe nos próximos dias e deverá estreiar no dia 13 contra o América de Propriá no Batistão.

FOTO: www.infonet.com.br

Fórum entrega carta aos vereadores de Aracaju



Carta fala da Revisão do Plano Diretor de Aracaju

Ato foi realizado nesta terça-feira, 1 (Fotos: Portal Infonet)
Representantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju realizaram na tarde desta terça-feira, 1º, mais uma mobilização em defesa do Plano Diretor da Capital. O objetivo foi entregar uma carta ao prefeito eleito, João Alves Filho, e aos vereadores eleitos e reeleitos, além de uma pasta com cópia do projeto de lei do PD. O ato aconteceu em frente ao Palácio da Justiça nos momentos que antecederam a posse dos políticos eleitos.

De acordo com um dos integrantes do fórum, José Firmo, a intenção também é manter o primeiro contato com os novos vereadores. “Queremos que eles conheçam a nossa posição sobre o PD. Vamos apresentar
 as propostas e recomendar como plano deve ser votado. Isso para que ele seja votado da melhor forma possível e não como fizeram nas últimas sessões”, comenta.

José Firmo aposta na retomada da votação das emendas do Plano Diretor. “Estamos confiantes. As declarações feitas pelos vereadores vão na linha de que terão mais cuidado com a votação das emendas. Ainda mais sabendo que são propostas que atendem as demandas da população, propostas sustentáveis vindas de todos os bairros.
José Firmo, integrante do Fórum

Mobilização

A carta entregue convoca o prefeito e os parlamentares municipais para a responsabilidade com um Plano Diretor verdadeiramente sustentável. Na visão do Fórum, a revisão feita no PD prejudica a população e beneficia somente grupos empresariais. Para o ato, os integrantes do fórum também montaram uma tenda com faixas contendo palavras de ordem sobre a votação do Plano Diretor.